Comunicação

Notícias

Notícias

Consulta pública do IBGE para o Censo Demográfico 2020 está aberta até 30 de abril

Compartilhar:

As consultas a usuários são uma etapa indispensável na preparação do Censo Demográfico e objetivam orientar sua elaboração, garantindo que ele traduza as demandas da sociedade por informações e assim satisfaça seu fim último, expresso na missão institucional do IBGE: “Retratar o Brasil com informações necessárias ao conhecimento de sua realidade e ao exercício da cidadania”.

Para cumprir tal missão, a realização de uma consulta ampla e democrática, abrangendo órgãos governamentais, universidades e instituições de pesquisa, setores privados e demais organizações, é fundamental pois permite identificar as lacunas de produção de dados, estabelecer prioridades e entender como os dados são utilizados.

O levantamento realizado e a consequente identificação de lacunas permitem também que as demandas dos usuários, ainda que não sejam próprias para serem respondidas pela operação censitária, possam ser registradas e analisadas, possibilitando que sejam contempladas por outros levantamentos estatísticos do IBGE.

Essa prática também encontra fundamentação nos Princípios Fundamentais das Estatísticas Oficiais no Código de Boas Práticas das Estatísticas do IBGE:

Princípios Fundamentais das Estatísticas Oficiais: Princípio 1 Relevância, imparcialidade e igualdade de acesso

Código de Boas Práticas das Estatísticas do IBGE: Princípio 13 – Relevância
(Indicador 13.1)