Comunicação

Notícias

Notícias

Economistas debatem o papel dos bancos públicos

Compartilhar:

O economista Luiz Gonzaga Belluzzo estará no dia 13 de junho em Belo Horizonte para debater sobre o Papel dos Bancos Públicos no desenvolvimento nacional.  Belluzzo abre o evento e acredita que a venda de empresas e bancos públicos deixa o Brasil sem defesa econômica e à mercê da economia mundial que a cada dia está mais associada ao avanço da robótica e da inteligência artificial, a chamada economia 4.0. Ele afirma que a presença do Estado nesse sentido é fundamental para a sustentabilidade nacional e que cabe também aos bancos públicos o papel de apoiar e fomentar o desenvolvimento tecnológico interno.

Os demais convidados para a mesa de debates são Marco Aurélio Crocco Afonso, diretor presidente do BDMG, Maria Fernanda Coelho, ex-presidente da Caixa e ex-ministra do Desenvolvimento Agrário e Jair Ferreira, presidente da FENAE. Eles irão debater também sobre “Desafios das metrópoles e o papel dos bancos públicos”.

Na pauta do debate também o esvaziamento do poder de negociação dos bancos públicos, a busca por taxas mais baixas de juros, a inserção de novos usuários no sistema financeiro, os efeitos da Lava Jato na economia e o risco de se atrelar exclusivamente o desenvolvimento do Brasil à iniciativa privada. “Sem os bancos públicos não há contraponto para a liderança dos bancos privados”, argumenta o economista.

O encontro é aberto ao público e será no Ouro Minas, das 9h às 12 horas e integra uma série de eventos intitulados “Diálogos Capitais”, promovido pela Fenae (Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal) e a revista Carta Capital. As inscrições podem ser feitas diretamente no site http://dialogoscapitais.com.br.

O evento acontece em Belo Horizonte com o apoio do Conselho Regional de Economia, do Instituto Mineiro de Engenharia Civil e do CAP – Centro de Capacitação Profissional.

Diálogos Capitais: Os bancos públicos e o crescimento do Brasil
Economistas debatem em Belo Horizonte o papel dos bancos públicos
Dia 13 de junho – Ouro Minas – De 9 às 12 horas.
Evento gratuito – inscrições http://dialogoscapitais.com.br