NOTÍCIAS

04/08/2017

Confira os destaques da semana do Cofecon - 26/jul a 02/ago

DESTAQUES

26.07.2017 a 02.08.2017

                                   

SITE DO COFECON

MATÉRIAS

Inscrições abertas para o Congresso Brasileiro de Economia

O evento de economia mais importante do País, promovido pelo Cofecon e pelo Corecon-MG, é voltado para reflexão e debate sobre os principais aspectos que afetam a economia brasileira e mundial. O evento ocorrerá em Belo Horizonte, de 6 a 8 de setembro, e terá como tema “Desenvolvimento Econômico, Justiça Social e Democracia: Bases para um Brasil Contemporâneo”.

Concurso de resenhas: Inscrições prorrogadas até o dia 4 de agosto

As inscrições para o Concurso de Resenhas foram prorrogadas até o dia 4 de agosto. Os dois estudantes de Economia que escreverem as melhores resenhas sobre os livros “Princípios de Economia Política”, de David Ricardo, e “O Capital – Livro I”, de Karl Marx, receberão menção honrosa durante o 22º Congresso Brasileiro de Economia e participarão do evento com as despesas pagas. Regulamento completo e inscrições em: http://www.resenhas.cofecon.gov.br/

Cofecon prestigiou a realização do 22º Enesul

A conjuntura econômica nacional e da região Sul teve destaque na 22ª edição do Encontro dos Economistas da Região Sul (Enesul), realizado nos dias 28 e 29 de julho em Curitiba. O evento é uma iniciativa conjunta entre os Corecons do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul e teve como tema, neste ano, “As perspectivas da economia brasileira sob a ótica da Região Sul”. O presidente do Cofecon, Júlio Miragaya, participou da mesa de abertura e do Painel Conjuntura Econômica/Projeto de Lei da Reformulação da Profissão do Economista.

Palestra apresentará os impactos da conjuntura nacional e internacional para a dívida pública

A Auditoria Cidadã da Dívida (ACD), Núcleo Distrito Federal, realizará uma palestra no dia 9 de agosto sobre “Conjuntura macroeconômica mundial e brasileira: impacto na dívida pública”. O tema será apresentado pelo conselheiro do Corecon-DF, Victor Hohl, que na ocasião representará a ACD. O evento ocorrerá na sede do Cofecon e terá início às 19h. A participação é gratuita.

Estudantes da PUCPR e Unespar garantem vaga na Gincana Nacional de Economia

Dois desafios econômicos colocaram em prova o conhecimento de acadêmicos do Paraná e Santa Catarina, no último final de semana: o 7º Torneio Paranaense de Economia e a 2ª Gincana Regional de Economia Sul. As duplas vencedoras asseguraram vaga para disputar da maior competição econômica do País, a Gincana Nacional de Economia, que será realizada nos dias 7 e 8 de setembro, em Belo Horizonte. Os eventos foram promovidos pelo Corecon-PR em parceira com os Corecons de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, na FAE Business School.

 

ARTIGOS

Corte Epistemológico e o Futuro da Economia

Economista e escritor Carlos Magno reflete sobre as mudanças de paradigmas na economia brasileira.

PDV não é alternativa para o ajuste fiscal

Presidente do Cofecon, Júlio Miragaya, analisa os impactos do Programa de Demissão Voluntária na economia do País.

Sinais de concorrência e competição

Economista Ernani Lúcio Pinto avalia os impactos da decisão de aumentar os impostos sobre os combustíveis.

Donos do mundo

Júlio Miragaya analisa a concentração de renda em algumas das principais economias do mundo.

 

RÁDIO COFECON

Programa de Desligamento Voluntário não ajustará contas do governo (com Júlio Miragaya)

 

COFECON NA MÍDIA

Governo corta verbas do Programa de Aceleração do Crescimento

Governo federal anuncia corte de R$ 7 bilhões no orçamento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Restrição é mais uma das medidas adotadas para tentar diminuir o déficit previsto para este ano nas contas públicas, que já chega a quase R$ 140 bilhões. Presidente do Cofecon, Júlio Miragaya, comenta o assunto.

Economista teme prejuízo à retomada do crescimento com bloqueio de verbas de obras de infraestrutura

Presidente do Cofecon, Júlio Miragaya, comenta o contingenciamento anunciado pelo governo federal.

Banco Central reduz juros a 9,25% ao ano, mesmo nível de 2013

Copom do Banco Central anunciou redução de um ponto percentual da Taxa Selic. Economista Fábio Silva comenta a decisão.