TRIBUNA

Nesta seção os economistas podem manifestar suas opiniões sobre os temas econômicos em geral. O Economista registrado e em dia com suas obrigações pode enviar seu artigo para nossa analise e posterior publicação. Clique aqui para enviar um artigo
Antônio de Pádua Galvão
Bullying ao povo brasileiro: as amarras que escravizam as famílias
Nesta crônica o autor faz uma crítica ao perverso sistema econômico-financeiro brasileiro que, expandindo o crédito e ofertando financiamentos, acaba por fazer com que as famílias se endividem e se tornem escravas do capitalismo. A Praça Sete, no centro de Belo Horizonte, serve como pano de fundo para as reflexões do autor.
Antônio de Pádua Galvão
Mobilidade urbana: flutuar e levitar
A crônica apresenta reflexões sobre o caos do tráfego urbano, impulsionado pelo crescente volume de automóveis que circulam nas ruas das grandes metrópoles, como Belo Horizonte. Ao narrar a idéia que teve às margens do Rio Sucuri, em Bonito (MS), o autor descreve sua sugestão para, num futuro próximo, resolver de vez os problemas de mobilidade nos centros urbanos.
Manoel Paulo de Oliveira
Sermão do Bom Ladrão, de Pe. Antônio Vieira: Fragmentos de Uma Meditação sobre os Tempos Atuais
A partir de um ponto de vista crítico, com boas doses de humor, o autor suscita a reflexão a respeito da corrupção e da índole humana. Fazendo uma associação entre o universo bíblico, político, educacional e social, questões como honestidade, caráter e desvio de conduta intencional são alinhavadas a temas de grande importância e atualidade no cotidiano brsileiro.
Antônio de Pádua Galvão
Economista: 60 anos da profissão
O artigo faz um breve relato da trajetória dos economistas no Brasil, destacando seus principais desafios, características e perspectivas.
Antônio de Pádua Galvão
Os miseráveis e os pobres do centro de BH
O artigo faz uma descrição da pobreza e da miséria que imperam na Região Central da cidade de Belo Horizonte. Partindo do relato de diversos casos de extrema pobreza conhecidos pelo grande público, o autor propõe um olhar mais humano e solidário para os mendigos da capital mineira.
Eulália Alvarenga e Rodrigo Vieira de Ávila
Dívida de Minas Gerais com a União: Auditoria Já!
O artigo faz uma reflexão acerca da dívida que o Estado de Minas Gerais tem com a União, descrevendo o atual cenário das finanças públicas brasileiras e apresentando a evolução do crescimento da dívida mineira com o governo federal a partir da década de 1990.
Cézar Manoel de Medeiros
Desenvolvimento x Ortodoxia: Convergências entre 2003 e 2011
O artigo faz uma análise da política econômica brasileira a partir do primeiro mandato do Governo Lula até os dias de hoje. As principais reflexões apresentadas são acerca do desenvolvimento industrial e tecnológico, aumeto do poder aquisitivo da população, dívida pública, gastos fiscais e estratégias de política monetária adotadas pelo Banco Central.
Roberto Carlos Morais Santiago
Valor Adicionado Fiscal da Região de Salinas: Uma Abordagem Estruturalista
O artigo apresenta números, dados e informações sobre o Valor Adicionado Fiscal (VAF) que colaboram para a identificação do perfil fiscal e econômico da Região do município de Salinas, em Minas Gerais. O autor também faz uma breve abordagem econômica sobre municípios como Berizal, Taiobeiras, Rio Pardo de Minas e Novorizonte, pertencentes à região estudada, traçando estimativas de crescimento.
Cézar Manoel de Medeiros
Aumentos de produtividade para garantir o ciclo de desenvolvimento virtuoso em curso no Brasil
O autor busca uma reflexão a respeito da importância da produtividade como requisito essencial à sustentação do ciclo de desenvolvimento vigente no país nos dias atuais.
Cézar Manoel de Medeiros
Mais instrumentos para empréstimos de longo prazo
Neste artigo, o autor faz uma análise sobre a configuração estrutural do atual sistema financeiro brasileiro, destacando a crescente utilização de novos instrumentos de financiamento de longo prazo e seus efeitos na economia do país.